terça-feira, 11 de março de 2014

Pequim 24-02 a 28-02-2014

25-02-2014

 Neste dia tínhamos planeado ir visitar várias atracções, consoante o guia referia, para aproveitar bem o dia. Resolvemos iniciar pela Cidade Proibida que tivemos dificuldade em encontrar devido ao smog, e acreditem que é mesmo grande, por pouco não tropeçávamos. Vale a pena visitar, mas a visita que era para ser só de manhã, acabou por se prolongar até ás 4 da tarde. Como logo ao lado é a Praça Tiananmen, isto ainda sem almoçar, demos uma volta por este controverso local, do qual como não há Sol nem se vê o céu, colocaram uns écrans gigantes para simular o nascer e o por do sol.













 Apercebemo-nos que a nível de segurança é muito apertado, parece até maior do que na Praça Vermelha, aliás em todas as estações de metro temos de passar as malas por controlo de segurança.






 Finalmente fomos almoçar a um food court com comidas típicas de várias regiões da China, nesta zona existe uma rua que é um mercado de comida, chamada Wangfujing, ela própria uma atracção impressionante, poucos turistas, só locais a comerem todo o tipo de alimentos, os que nos chamaram mais a atenção foram os escorpiões espetados em paus ainda vivos!!! Ainda tivemos vontade de experimentar, mas tínhamos acabado de almoçar… Ainda tentámos encontrar outro mercado, mas os mapas tem escalas um pouco confusas..












 O jantar foi num restaurante perto do hostel, bastante bom, não fosse o facto de o prato de frango ser apenas as pontinhas das asas de frango fritas e misturadas com alho e uma quantidade absurda de picante. Também achámos bastante piada ao menu em inglês.





26-02-2014

 Alvorada bem cedinho para irmos visitar a Grande Muralha da China no local Mutianyu, depois de 2 horas num mini-autocarro sem espaço para por as pernas lá chegámos e nos deparámos com um incrível cenário, imaginem chegar a um dos locais mais emblemáticos da China, e estar “nevoeiro” cerrado.
 Fomos aconselhados a subir de teleférico para a Muralha, e na subida tivemos a percepção da sua grandiosidade. Apesar do nevoeiro. Percorremos vários quilómetros, é um percurso muito difícil, íngreme, e quando existiam degraus os chineses tiveram a delicadeza de os fazerem todos diferentes!! Acabámos esta visita de rastos, mas satisfeitos por fazer 1% da Grande Muralha da China.



















 O ponto mais divertido foi a descida da encosta da Muralha em tobogan.







 Não podíamos vir a Pequim e não provar o dito pato, e lá fomos nós a um restaurante conhecido pelo famoso roasted duck (Pato á Pequim), aprovadíssimo, estávamos a ver que um pato não chegava.



 Por fim o merecido descanso!


27-02-2014

  Ao pequeno almoço descobrimos estas relíquias com muito bom aspecto, mas era só isso, quando lhes cravámos os dentes sabiam demasiado a ovo, tipo omelete.


 Ainda com muito para ver em Pequim, optámos por ir ao Summer Palace (Residência de verão da Corte Imperial), muito bonito, visto que choveu durante a noite e limpou o smog podemos apreciar as belas vistas, mais uma vez muito grande, almoçamos novamente ás 4 da tarde. Ainda fomos visitar o Templo do Céu, também com uns enormes jardins, tudo na China é grande.


















 O desafio do dia foi a ida a uma estação de comboios levantar os bilhetes com destino a Xi´an, não existem palavras para descrever a multidão, lá encontrámos a nossa fila, e como os chineses não gostam de esperar queriam constantemente passar-nos á frente, um verdadeiro teste á paciência, de tal ordem que nem tiramos fotografias.
 Para jantar fomos experimentar outra especialidade do norte da China, o hot pot, basicamente é um recipiente com água a ferver em que se cozem os alimentos que escolhemos, muito bom e o pessoal impecável, apesar de não falarem uma palavra em inglês.





28-02-2014

 Logo de manhã fizemos o check-out do hostel, e fomos visitar o Lama Temple, o maior templo Lama fora do Tibet, foi engraçado ver e poder participar nas demonstrações religiosas dos locais.






 Visitámos ainda a Bell Tower (torre com o maior sino da China), e a Drum Tower, que apesar de serem réplicas dos tambores originais são impressionantes. 






  Ambas as torres mostram um bom panorama sobre a cidade, estas estão localizadas numa zona de Hutong´s, ruas típicas, muito estreitas e com bastante comércio. Percorremos o Hutong mais conhecido, o Nanluogu Xiang.





  Ao final da tarde lá fomos buscar a nossa casa e rumámos á estação de comboio, num metro em que não cabia mais um feijão, esqueçam o de Lisboa antes de um fim-de-semana prolongado, isso é para meninos. Quando chegámos á estação tivemos a impressão que as pessoas que no dia anterior estavam a comprar bilhetes estavam lá todas, e ainda levaram os filhos.
 Nem tudo pode ser mau, o comboio foi uma boa escolha e ainda conhecemos um Chinês, chamado Huang Hongzhi, natural de Xi´an, muito simpático que nos deu uma ajuda a encontrar a nossa boleia para o hostel.


1 comentário:

  1. Boas amigos!

    Folgo em saber que ainda continuam vivos e de boa saúde!

    Ha uma coisa excelente na vossa viagem... gastronomia! A inês ficou a salivar com os escorpioes e centopeias espetadas. Basicamente os chineses comem tudo desde que esteja espetado num pau! Mas não sei porque acho que o Jorge tem saudades de uma feijoada de choco!

    Por outro lado, a ver pelas fotografias, quando precisar de fazer dieta vou dar uma volta ao mundo desse genero!

    Abraço e continuem a mandar as noticias que é sempre porreiro ver!

    ResponderEliminar